#DicasEfficax
1 – Faça pesquisas
 
A escolha de um lote exige uma longa pesquisa, comece sempre pela pesquisa, ela vai evitar que você compre um terreno no calor do momento e se frustre depois. Muitas pessoas acabam se empolgando e pulando essa etapa, nunca invista em um lote sem antes ter feito uma boa pesquisa.
 
Pesquise sobre o local, vizinhos, acesso, infraestrutura e claro a média de valor de terrenos semelhantes ao que você está interessado, assim você tem certeza que o preço cobrado é justo.            
 
2 – Faça uma visita ao local
 
Ver um imóvel ou terreno por foto é muito diferente de vê-lo pessoalmente, ao visitar o local confira se o que foi anunciado é de fato a realidade.  Visite o local em diversos horários, em alguns casos vá sozinhos para fazer sua própria análise.
 
3 – Analise a documentação
 
Essa é a parte burocrática porém extremamente importante para evitar problemas futuros. Vá até a prefeitura e verifique se o terreno está regular, se o local onde ele está localizado é de utilidade pública ou interesse social.
 
Avalie outros documentos que garantam que não existe nenhuma outra dívida pendente como IPTU e outras taxas. No cartório faça a solicitação de uma certidão negativa de ônus e alienação que certifique a inexistência de pendências ou restrições, por exemplo: usufruto ou hipoteca.
 
Outro ponto importante é conferir o nome do proprietário e as medidas do terreno, para fazer isso tire a matrícula atualizada do lote e confira o registro.

4 – Conheça o proprietário e seu histórico
 
Pesquisar somente sobre o terreno não é suficiente, dedique tempo para saber quem é o proprietário e se na Justiça Estadual, Federal ou Trabalhista existe alguma ação no nome do proprietário do lote que possa resultar em riscos para a sua compra.
 
5 – Verifique as características do terreno
 
Algumas características podem influenciar diretamente na valorização de um terreno, separamos as mais importantes e que precisam ser avalia das antes da compra:
 
Dimensões do terreno
 
Antes de adquirir um terreno você precisa ter certeza de que uma futura construção no local não será um problema. Espaços alongados por exemplo podem dificultar a construção dependendo do tipo de imóvel.
 
Condições climáticas
 
Para saber como a área fica sob a exposição do sol, vento e chuva peça a orientação de um especialista. Esses fatores podem afetar uma construção e precisam ser avaliados antes da compra.
 
Topografia
 
Avaliar a topografia é muito importante, principalmente quando pensamos em uma futura construção no local, afinal se for constatado a existência de um aclive ou declive muito acentuado os custos para nivelá-lo podem ser altos, se tornando um fator negativo para a sua compra. 
 

Deixe seu WhatsApp

Nós entraremos em contato com você